EAD

Ensino à Distância

Veja Aqui

CONFERÊNCIA

Comunicação em tempo real

Veja Aqui

Multimídias

Áudio e Vídeo

Veja Aqui

AGENDA

Principais acontecimentos

Veja Aqui

Apresentação

Fóruns das Juventudes em Recursos Hídricos, nas Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro

O projeto de formação de “Fóruns das Juventudes em Recursos Hídricos, nas Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro”, tem como entidade promotora o Instituto Terrazul em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA.

Proposta

A necessidade do cuidado com as águas e com os ambientes que delas dependem mais diretamente, vem se tornando cada dia mais emergente. Trazer a juventude para compreensão, a vivencia e adoção de novas posturas, são temas que devem extrapolar ambientes acadêmicos e chegar aos grupos sociais, as comunidades, aos condomínios, aos nossos bairros, nossas bacias, enfim, deve tomar conta de nossa gente.

Desde 2005, o Instituto Terrazul vem estruturando por meio de suas ações no estado do Rio de Janeiro, um forte processo de mobilização social focado na inserção da juventude na gestão compartilhada de Recursos Hídricos.

Ao longo dos últimos dez anos de trabalho, vários bons resultados foram alcançados no processo de formação de jovens para uma participação ativa, crítica e protagonista, envolvendo a multiplicidade e diversidade do público juvenil. Em 2014, após a realização do Curso de Gestão Ambiental com foco em Recursos Hídricos para Jovens do Ensino Médio e participação ativa de Jovens Universitários estruturamos o primeiro Fórum da Juventude em Comitê de Bacia do país, o Fórum da Juventude em Comitê de Bacia do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, parte integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.

Em 2015, mediamos dois Encontros Setoriais com a Juventude no âmbito da Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos. O primeiro, no III Encontro Estadual de Comitês de Bacias, ocorrido em Nova Friburgo/RJ, que teve como resultado, a proposta de organização do Fórum Estadual da Juventude em Recursos Hídricos e o segundo no XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias, em Caldas Novas/GO, que contou com 80 jovens de 10 estados diferentes do país, e que também culminou com a proposta de organização do Fórum Nacional da Juventude em Recursos Hídricos.

Os avanços obtidos a partir destas iniciativas, proporcionaram a construção deste projeto que visa o envolvimento da juventude em processos de capacitação em recursos hídricos e consequentemente a formação dos Fóruns Locais por bacias hidrográficas.

A participação do Instituto Terrazul no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, no Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Guanabara e no Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, tem permitido trazer aos jovens as principais questões ligadas a temática da água de nosso estado, proporcionando discussões importantes para o fortalecimento das políticas públicas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Juventude.

Por sua vez, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro tem dado importante exemplo a nível nacional com a abertura de espaço por meio dos Encontros Setoriais da Juventude, nos últimos ECOB-RJ, proporcionando um maior envolvimento de jovens no debate da gestão compartilhada dos recursos hídricos.

Não distante desta preocupação encontra-se o INEA, que ocupa o importante espaço de órgão gestor da política pública de recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro e que tem sido protagonista também a nível nacional de ações de maior envolvimento dos segmentos organizados junto as discussões da gestão de recursos hídricos.

Assim, buscando ainda sob a análise do contexto atual destacar a importância da implementação do projeto Fóruns das Juventudes em Recursos Hídricos, podemos observar dois contextos fundamentais; a fragilidade que nossa região sudeste vem passando no tocante a crise hídrica e a necessidade premente de inserção da juventude a nível estadual na gestão das águas.

No texto orientador do eixo temático – Meio Ambiente, da 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE, que ocorrerá em Brasília, neste mês de dezembro de 2015, lê-se:

“…é preciso ampliar a percepção da juventude sobre a temática e sobre uso múltiplo da água…”

“… Diante desta situação, é um problema o baixo envolvimento de jovens na discussão sobre os recursos hídricos e em espaços democráticos de gestão de águas, como por exemplo, os comitês de bacias”.

Assim, a proposta de criação dos Fóruns por Bacias Hidrográficas visa formar espaços de referência para jovens que têm como objetivo participar da gestão compartilhada por meio de processos de Mobilização e Capacitação, com vistas a disseminação no interior das diferentes instituições que fazem parte, dos conceitos do uso racional da água e de gestão participativa.