QUEM SOMOS

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA …

O Instituto Terrazul é uma Organização Não Governamental fundado em 1997, formado a partir de três eixos estratégicos que visam o desenvolvimento humano: Meio Ambiente, Cultura e Iniciação Profissional.

Nossos programas tem colaborado com a execução de processos de mobilização e sensibilização, de educação, de capacitação presencial e a distância e de comunicação. Nossa meta é o fortalecimento de parcerias junto ao tripé da sociedade civil, iniciativa privada e do poder público, por meio de programas de qualificação profissional e do desenvolvimento humano, preparando e empoderando nosso público para tomada de decisão.

A experiência na implementação de diversos programas e projetos em parceria com várias administrações públicas e organizações da iniciativa privada, nos qualificou para atuar como:

  • Presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (2018-2020);
  • Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI) (2014-2022);
  • Membro do Comitê Assessor para Elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental da Cidade do Rio de Janeiro (ProMEA-RJ) (2016);
  • Membro do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal Chico Mendes (2015-2016);
  • Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação, Mobilização, Capacitação e Informação em Recursos Hídricos do CERHI (2016);
  • Membro do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara (CBH-BG) (2011 a 2016);
  • Coordenador da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos – CTEM do CBH BG (2015-2016);
  • Membro da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão – CTIG do CBH BG (2014-2016);
  • Coordenador do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá (2014/2015).

 

ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS  

Þ 2017Concepção, elaboração e desenvolvimento do Portal Rede de Sustentabilidade Comunitária – O Portal apresenta ferramentas de interatividade com a população envolvida com projetos sociais, ambientais, culturais e de geração de trabalho e renda; 

Þ 2016Concepção, elaboração e desenvolvimento do Portal Observatório de Bacias – Contratante Coppetec;

Þ 2014 a 2016 – Executor do Projeto Fórum da Juventude em Recursos Hídricos do Sistema Lagunar de Jacarepaguá/RJ – Realização de vídeoaulas para capacitação à distância de juventude nas discussões da gestão compartilhada de recursos hídricos.

Þ 2014 a 2015 – Executor do CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RECURSOS HÍDRICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – Convênio Instituto Terrazul e  Faetec – Projeto Piloto – Escola Técnica  Adolpho Bloch / Parceria Curso Técnico de Nível Médio em Administração. 

Þ 2012 a 2014 – Projeto PROTEÇÃO AMBIENTAL LAGUNAR – Projeto de Proteção dos Recursos Hídricos da Baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, (Recuperação de área Degradada de Restinga e Manguezal e implantação de Programa de Educação Ambiental em áreas de baixa renda). Patrocínio Programa Petrobras Ambiental. 

Þ 2011 a 2012 – Projeto RECICLA GIGÓIA – Projeto de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. Projeto coleta materiais recicláveis na Ilha da Gigóia, Lagoa da Tijuca duas vezes na semana, gerando a redução de 2 toneladas de lixo mensal para coleta da COMLURB. Parceria INEA e Cooperativa de Catadores de Lixo COOPBARRA. Patrocínio Banco Itaú.

Þ 2005 a 2010 – Projeto ÁGUA EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO – Projeto de proteção da Unidade de Conservação Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, (Formação de Conselho Consultivo para Unidade de Conservação, Monitoramento da Qualidade da Água, Reflorestamento da Mata Atlântica e Implantação de Programa de Educação Ambiental nas comunidades de baixa renda do entorno do Parque Nacional). Patrocínio Programa Petrobras Ambiental.

Þ 2006 a 2010 – Projeto REDE ARREDORES – Projeto desenvolvido na região do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá. Projeto com foco no fortalecimento de comunidades de baixa renda a partir da capacitação de jovens e adultos nos temas: Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. Patrocínio UNIMED-Rio (Cooperativa de Assistência Médica)

Alguns Projetos da Rede Arredores:

  • NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL – Projeto para formação de Jovens (16 a 19 anos) – produção de vídeos, programas para Tv e elaboração de mini-projetos na área de comunicação para empresas e comunidades.
  • NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DIGITAL – ESCOLA DE INFORMÁTICA DA ILHA DA GIGOIA –  Centro de Democratização da Informática para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Atendemos aproximadamente cerca de 140 alunos/ano nos seis cursos oferecidos. 
  • ARREDORES NA ESCOLA – Desenvolvimento de metodologia para implantação da Política Estadual de Educação Ambiental, a partir do projeto realizado em seis escolas na região da Baixada de Jacarepaguá.

Þ 2005 a 2008 – Projeto COMUNIDADE EFICIENTE II, III e V – Atendimento de aproximadamente 350 comunidades de baixa renda (favelas), localizadas na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. O trabalho consistiu na elaboração de materiais didáticos, visitas domiciliares e reuniões de capacitação para o combate ao desperdício da energia elétrica e o seu uso racional. As comunidades foram capacitadas para saberem realizar o cálculo de consumo de energia em KW/hora e a capacidade de pagamento deste consumo. Patrocínio Light (Empresa de Eletrificação S.A.).

Þ 2003 a 2004 – FORMAÇÃO DE GUIAS E MONITORES AMBIENTAIS – Projeto de Educação Ambiental para Jovens – Formação de jovens em Monitores e Guias Ambientais capacitando-os para o monitoramento de qualidade da água, destino adequado de resíduos sólidos, proteção da Fauna e Flora na região do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá – Lagoa da Tijuca- RJ. – Patrocínio GTZ  – Agência de Cooperação Técnica Alemã.

Þ 2002 a 2003 – Consultoria Técnica para o ProGAU – Programa de Gestão Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) desenvolvendo a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em três estados da Amazônia Legal – Mato Grosso, Amapá e Maranhão.

Þ 2002 a 2003 – Consultoria Técnica para o ProGAU – Programa de Gestão Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente pela GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica) no município de Campos Mourão,PR.

Þ 2001 a 2003 – Representante Oficial do Comitê Regional do Fórum da Agenda 21 do Município do Rio de Janeiro – Área de Planejamento 4 – AP4;

Þ 2001 – Gerenciamento do Centro Sócio Esportivo Comendador Armindo da Fonseca – Comunidade Fubá-Campinho.  Espaço de formação de crianças, jovens e adultos nas áreas de esporte, iniciação profissional e geração de renda. Público atendido ano – 450 alunos (crianças e jovens em situação de risco);. Patrocínio Mitra Arquiepiscopal do RJ, Centro de Futebol Zico, Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro -Firjan e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Þ 2000 – Projeto de Formação de Cooperativas Populares na Cidade do Rio de Janeiro – (Construção Civil, Serviços Gerais e Coleta Seletiva de Lixo) – Patrocínio Secretaria Municipal de Trabalho/RJ.

Þ 1999 a 2002 – Projeto PRONAI (Programa de Normalização de Áreas Informais) – Atendimento de aproximadamente 80 comunidades de baixa renda (favelas), localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho consistiu na elaboração de materiais didáticos, visitas domiciliares e reuniões de capacitação para o combate ao desperdício da energia elétrica e o seu uso racional. As comunidades foram capacitadas para saberem realizar o cálculo de consumo de energia em KW/hora e a capacidade de pagamento deste consumo. Patrocínio Light (Empresa de Eletrificação S.A.).

ANTES DA ESTRUTURAÇÃO DO INSTITUTO TERRAZUL A COORDENAÇÃO REALIZOU:

Þ 1996 a 1998 – Estruturação do Programa de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis para Cidade de Fortaleza. Consultoria Técnica Emlurb – Empresa de Limpeza Urbana de Fortaleza/CE;

Þ 1996 a 1998 – Gerente de Parcerias da Fundação da Criança da Cidade – FUNCI, Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE ;

Þ 1993 a 1996 – Programa de Saneamento Básico da Região Metropolitana de Fortaleza (Coordenador Operacional do Componente de Resíduos Sólidos) – Consultoria Técnica para o Programa SANEAR – Governo do Estado do Ceará;

Þ 1989 a 1992 – Coordenador do Cadastro de Favelas da Cidade do Rio de Janeiro – IPLANRIO – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.