FÓRUNS DAS JUVENTUDES

No Encontro Setorial da Juventude, no XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, mediado pelo Instituto Terrazul, entidade da Sociedade Civil e que atualmente exerce a função de presidência do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH BG), depois de ser apresentado as experiências de criação de Fóruns de Juventudes em bacias hidrográficas e outras iniciativas de coletivos do país, a proposta de criação da REDE foi aprovada e a Carta do Encontro Setorial da Juventude protocolada na Secretaria do Fórum Nacional, manifestando a decisão de criação da REDE FJRH. A partir desta data o Instituto Terrazul passou a exercer a Secretaria Executiva da REDE NACIONAL FJRH.

O 1º Encontro da REDE NACIONAL FJRH, contará com a participação de 20 instituições que promovem ou que desejam promover a participação de jovens na gestão das águas. O encontro acontecerá no Espaço do Observatório do Amanhã, às margens da Baía de Guanabara e estaremos debatendo a estrutura da REDE, sua essência, seu foco, missão, visão, metas e o que esperamos que ela seja.

capa 1º encontro

Esta página apresenta duas experiências de trabalho importantíssimas em nosso processo de formação de jovens na temática de recursos hídricos. O primeiro fala sobre a formação mais recente de Fóruns de Juventude no período de 2018 a 2020, na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, a Universidade Estácio de Sá e a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu. O segundo nos leva a página do facebook apresentando o Fórum da Juventude em Comitê de Bacia do Sistema Lagunar de Jacarepaguá (CBH BG), desenvolvido no período de 2012 a 2014 e a iniciativa do Projeto Proteção Ambiental Lagunar, desenvolvido pelo Instituto Terrazul na Baixada de Jacarepaguá/RJ.

FÓRUNS DAS JUVENTUDES EM RECURSOS HÍDRICOS 

Região Hidrográfica da Baía de Guanabara

Sem-Título-5

Ao longo dos últimos quinze anos de trabalho, vários bons resultados foram alcançados no processo de formação de jovens para uma participação ativa, crítica e protagonista, envolvendo a multiplicidade e diversidade do público juvenil. Em 2014, após a realização do Curso de Gestão Ambiental com foco em Recursos Hídricos para Jovens do Ensino Médio e participação ativa de Jovens Universitários estruturamos o primeiro Fórum da Juventude em Comitê de Bacia do país, o Fórum da Juventude em Comitê de Bacia do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, parte integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.

Em 2015, foi possível mediar dois Encontros Setoriais com a Juventude no âmbito da Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos. O primeiro, no III Encontro Estadual de Comitês de Bacias, ocorrido em Nova Friburgo/RJ, e o segundo no XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias, em Caldas Novas/GO, que contou com 80 jovens de 10 estados diferentes do país.

Os avanços obtidos a partir destas iniciativas proporcionaram a construção deste projeto que visa o envolvimento da juventude no debate de revitalização de bacias e em particular nos processos de capacitação em recursos hídricos e consequentemente a formação dos Fóruns Locais por bacias hidrográficas.

FÓRUNS DAS JUVENTUDES EM RECURSOS HÍDRICOS 

Sem-Título-8

FÓRUM DA JUVENTUDE EM COMITÊ DE BACIA

Sem-Título-9

O segundo link nos leva a conhecer a Plataforma de Estruturação de Fóruns das Juventudes no Estado do Rio de Janeiro, uma parceria com os CBHs, INEA e Fórum Fluminense de Comitês de Bacias.

PLATAFORMA DE ESTRUTURAÇÃO DE FÓRUNS DAS JUVENTUDES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ppal

O terceiro link apresenta os resultados de alguns encontros realizados no ano de 2015 junto a juventude e Recursos Hídricos.

EVENTOS, ENCONTROS COM JUVENTUDES

Podemos ajudar ao seu comitê, sua escola ou sua organização a estruturarem também seus Fóruns das Juventudes em Recursos Hídricos.

Faça contato, procure-nos!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.